O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março de cada ano e é uma data destinada a homenagear e reconhecer as conquistas sociais, políticas e grávidas das mulheres ao longo da história.
A origem do Dia Internacional da Mulher remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando as mulheres em todo o mundo passaram a reivindicar seus direitos, incluindo o direito ao voto, o direito à educação e o direito ao trabalho remunerado.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, e foi organizado por grupos de mulheres socialistas e sindicais. A data foi escolhida para homenagear a data em que operárias têxteis de Nova York realizou uma greve em 8 de março de 1908, observadas melhores condições de trabalho e visitas mais justas.
A partir daí, o Dia da Mulher foi comemorado em vários países ao redor do mundo, e em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou um dado como um dia de luta por direitos iguais e justiça para as mulheres. Desde então, o dia tem sido utilizado para destacar a luta das mulheres pela igualdade de gênero, bem como para celebrar suas conquistas e contribuições para a sociedade.