Dia de Finados é originalmente pela igreja católica, sendo um ritual religioso em diversos países do mundo, essa tradição cristã é feita por outras doutrinas também. Este dia tem com o maior fundamento homenagear e relembram entes queridos que passaram desse plano para um outro.
Os católicos acreditam que após a morte a maioria das almas vão direto para o purgatório, para poder passar por um processo de purificação.
Devido eles acreditarem que a alma vão para esse processo, eles acreditam que os vivos tem que ficar rezando para que a alma dessas pessoas possam ser salvas. Essa crença de orar pelos mortos é bem antiga desde o império Romano existe essa prática.
Abade Odilon foi o responsável por definir a data para os mortos isso nos anos de 1030.
No entanto dia de finados era conhecido como dia da alma que era no dia 1° de novembro que também é o dia de todos os Santos.
A mudança da data veio só então no século 21 popularizando então Dia de Finados.
De modo geral a data atualmente acontece com muitas pessoas indo até os cemitério para acenderem vela para seus queridos que faleceram para que tenha a luz eterna e fazem rezas aos falecidos como tradição para que Deus os aceitem para a glória.
Essa data é uma grande data para fortalecer o vinculo familiar porque as famílias se reuni o mostra grande amor a quem partiu dessa vida.
Porém em outros países do mundo a celebração não é da mesma forma que no Brasil.
Cada país tem sua forma de celebrar essa data.